Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura de João Neiva recebeu o Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública, premiação organizada pelo ES em Ação em parceria com a Transparência Capixaba.
O Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública é dividido em quatro categorias: Diamante, Ouro, Prata e Bronze. Esse ano foi a segunda edição do prêmio, sendo que 33 municípios capixabas estavam elegíveis, número maior comparado a 2023, em que 29 cidades participaram.
Para ser elegível à participação os municípios necessitavam ter classificação “Ótima” (correspondente a uma nota superior a 80 pontos) no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2024.
As cidades foram avaliadas de acordo com os seguintes critérios: aspectos legais e normativos; plataformas; transparência administrativa e governança; transparência financeira e orçamentária; comunicação, participação social e engajamento; e obras públicas, que passou a ser avaliada este ano.
O prefeito de João Neiva Paulo Sérgio Micula, ressalta que a qualidade da equipe foi fundamental para que o município pudesse mais uma vez receber o Selo Diamante: “Nossos servidores são muito empenhados e se dedicam ao máximo ao serviço público. É uma honra para o município receber o Selo Diamante mais uma vez, uma premiação que transmite credibilidade e confiabilidade, sendo um indicativo de que a cidade está se organizando e desenvolvendo cada vez mais e que tem capacidade de receber mais investimentos do setor privado”.
O controlador-geral da Prefeitura de João Neiva Wdson Marcos Santos Pimenta, pontua que esse reconhecimento é símbolo do trabalho, dedicação e profissionalismo dos servidores e dos gestores. “Cada meta exigiu esforço de cada um da Controladoria e de vários setores do executivo para que pudéssemos chegar ao Selo Diamante”.
Veja abaixo as cidades e seus respectivos Selos 2024:
Selo Diamante: Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itarana, João Neiva, Serra, Vila Velha e Vitória.
Selo Ouro: Cariacica, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Guarapari, Jeronimo Monteiro, Linhares, Piúma, Santa Leopoldina, Vargem Alta e Viana.
Selo Prata: Alto Rio Novo e Conceição do Castelo.
Selo Bronze: Alfredo Chaves, Ibiraçu, Iconha, Irupi, Marilândia, Pancas, Santa Maria de Jetibá, São Mateus e Venda Nova do Imigrante.
Selo Diamante do PNTP
Além do Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública, a prefeitura também conquistou em 2024 o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Mais informações clicando aqui.