Dia Nacional do Solo: conheça as principais técnicas de conservação da terra

14 de abril de 2023 às 00h00.

Técnicas de conservação do solo são essenciais para manter a produtividade

No próximo sábado (15) é comemorado o Dia Nacional do Solo. A data propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a sua importância para a sobrevivência da humanidade.

A terra é essencial para o desenvolvimento e estruturação de qualquer planta. O solo fornece todos os nutrientes para os vegetais. Sem solo de qualidade, não há cultivo, o que afeta a oferta de alimentos e a economia como um todo.

Para manter esse instrumento sagrado de produção de alimentos sempre saudável e sustentável, o produtor rural deve seguir algumas recomendações:

- Manter o solo coberto com capim. O ideal é apenas roçar a a área, pois elas estruturam o solo e evitam a erosão. Para quem gosta de ver a plantação limpinha, aproveite os espaços e cultive culturas menores. Exemplo: Em um cafezal, é possível plantar feijão nas entrelinhas;

- Não usar veneno. Inseticidas, herbicidas e fungicidas destroem o solo, acabam com os insetos, inclusive as abelhas, e ainda poluem os rios;

- Rotação de cultura: Ao utilizar periodicamente determinado espaço com uma cultura, procure fazer um rodízio, possibilitando intervalos de “descanso” do solo com espécies vegetais menores. Exemplo: Um espaço da terra está há décadas com cafezal. O ideal é retirar esse cafezal que já está velho e plantar culturas alternativas que demandem menos o solo.

- Troque adubo químico pelo natural: Seja de origem animal ou vegetal, o adubo natural é sempre a melhor escolha. Além de ser mais barato, é ecologicamente sustentável.

A engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) Rafaela Melim Grazzioti destaca os serviços oferecidos pela secretaria aos produtores rurais: “ A Semag oferece a construção e a manutenção de caixas-secas para os produtores, o terraceamento do solo e o cultivo em curvas de nível em solos íngremes. Essas ações evitam a erosão do solo. O produtor também deve fazer uma análise do solo. Com o laudo em mãos, a Semag, juntamente com o Incaper, realizam orientações na propriedade, garantindo um atendimento especializado e de acordo com as necessidades do produtor rural. ”

O Incaper é parceiro da Semag em vários projetos, por meio do engenheiro agrônomo Gustavo Moulin: “Nosso trabalho é desenvolver e orientar os produtores rurais sobre as melhores técnicas de conservação do solo. Além das culturas, o produtor deve ficar atento às ações de proteção do solo na atividade pecuária. Realizar o piquete rotacionado e a adubação do pasto evitam a erosão do solo”.

A Semag e o Incaper estão localizados em um único espaço para proporcionar atendimento rápido aos produtores: Rua Negri Orestes, nº 346, Centro (Em frente ao Centro Comunitário).

• Ícone do Whatsapp