Palestra vai orientar produtores rurais sobre processo de tratamento simplificado da água

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
07 de abril de 2022 às 00h00.

O tratamento de água vai trazer ainda mais qualidade à produção de queijos e outros produtos agroindustriais

Na próxima terça-feira (12), produtores rurais de João Neiva vão participar de uma palestra com o tema “Agroindústria: Orientações para o Tratamento Simplificado da Água”. O evento será às 13h30, no auditório da CDL.

Durante a palestra, os produtores rurais terão acesso a informações importantes sobre a correta higienização da água e receberão orientações para a instalação de clorador, um sistema eficiente que elimina bactérias e outros microorganismos da água.

O palestrante será o coordenador de Agroindústria e Empreendedorismo Rural do Incaper Jackson Fernandes de Freitas que vai explicar como funciona o clorador e os benefícios para os produtores rurais ao implementar o sistema de tratamento de água. Quem participar da palestra vai poder se cadastrar para receber o clorador, que será doado para alguns produtores.

“A implementação de boas práticas para a qualidade da água no interior proporciona dois benefícios imediatos: o primeiro, relacionado à saúde do produtor rural e de sua família, porque o projeto visa a melhorar as condições de limpeza da água que é consumida na zona rural; e de maneira concomitante, propicia a produção de alimentos de forma mais segura, fortalecendo ainda mais a comercialização de queijos, doces, embutidos e outros produtos. O consumidor também se beneficia ao adquirir alimentos feitos com água de qualidade”, destaca o agrônomo do Incaper e coordenador do escritório de João Neiva Gustavo Moulin.

Clorador – É um equipamento de fácil instalação e de custo acessível. Possui tecnologia simples e foi desenvolvido para clorar a água de reservatórios de caixas d’água em propriedades rurais. Pode ser montado pelo próprio morador, com peças adquiridas em lojas de material de construção e deve ser instalado entre a entrada de captação de água e o reservatório da casa. O clorador traz muitos benefícios. O sistema é capaz de descontaminar a água de vírus e bactérias, por exemplo, melhorando a saúde da população rural e evitando doenças como a hepatite, diarreia, tifo, giardíase e outros tipos de patógenos.

Outras informações e inscrições: Incaper de João Neiva: 3258-4182.

• Ícone do Whatsapp