Fazedores de Cultura: conheça a história de Vanderson Antônio Zanotti, o Vandinho

Natural de Santa Teresa, Vanderson Antônio Zanotti, mais conhecido como Vandinho, nasceu em 18 de agosto de 1978 e é formado em Educação Física. Desde muito novo, Vandinho já se viu apaixonado por esportes. Aos 10 anos começou a jogar futebol em sua cidade natal, e aos 17 anos, foi chamado para jogar fora do Espírito Santo, no Estado de Santa Catarina.

12 de novembro de 2019 às 00h00.

Natural de Santa Teresa, Vanderson Antônio Zanotti, mais conhecido como Vandinho, nasceu em 18 de agosto de 1978 e é formado em Educação Física. Desde muito novo, Vandinho já se viu apaixonado por esportes. Aos 10 anos começou a jogar futebol em sua cidade natal, e aos 17 anos, foi chamado para jogar fora do Espírito Santo, no Estado de Santa Catarina.

Mesmo com a proposta tentadora, o rapaz enfrentou vários obstáculos. Os pais de Vandinho eram contra o filho ser esportista, preferiam que ele se dedicasse a estudar e a trabalhar em uma serraria.

Em 1999, aos 21 anos de idade, Vandinho decidiu ingressar na faculdade, sendo aluno da primeira turma de Educação Física da ESFA. Na época, o curso era denominado como licenciatura plena, onde o profissional podia atuar tanto na sala de aula, quanto em academia. Enquanto estudava, o jovem também trabalhava na Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

Logo que se formou, começou a dar aulas em escolas, e no ano de 2007, surgiu uma proposta para que ele pudesse lecionar em uma escola aqui de João Neiva, na E.M.E.I.F. José Rebuzzi Sarcinelli, localizada no bairro Cristal.

Já morando no município e conhecendo algumas pessoas, Vandinho firmou uma parceria com o senhor Helinho Campagnaro. Eles desenvolveram um projeto de Futsal Feminino. Com a ajuda deles, meninas que praticavam futsal no município, conseguiam ir para outros municípios jogarem. Essa parceria fez o time de João Neiva conquistar o prêmio de Campeão Regional no futsal feminino por seis anos seguidos, entre 2008 e 2014. O time jogou em vários municípios do Espírito Santo, passando por Colatina, Baixo Guandu, Marilândia e Governador Lindenberg.

Vanderson conta que muitas das meninas que faziam parte do time conseguiram bolsa em escolas particulares de outros municípios pelo destaque na prática do esporte. Com isso, elas tinham a oportunidade de estudar em escolas de grandes nomes e com times maiores.

Vandinho também deu aulas na E.M.E.F. Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro e na E.E.E.F.M. João Neiva. Como tinha um curso de arbitragem, Vandinho pôde atuar também como árbitro na série A do Campeonato Brasileiro, apitando jogos realizados em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e toda a região Sul e Centro oeste do país.

No dia 1 de maio de 2019 Vanderson sofreu um acidente trabalhando, o que acarretou uma lesão no joelho e o afastando da arbitragem. Com esse afastamento, ele passou a trabalhar com o senhor Naná, no Campo da Ferroviária, dando aulas de futebol para alunos de 9 a 17 anos.

• Ícone do Whatsapp