Em 1999, o empresário e Luthier Renato Casara, um apaixonado pela arte da luthieria, teve a ideia de ensinar aos funcionários e, também aos moradores de João Neiva, a construir instrumentos de cordas e de como tocá-los. Assim nasceu o Instituto Preservarte. Um projeto que tem o objetivo de estimular o aprendizado musical na população capixaba.
Toda a família Casara embarcou na jornada de Renato, assim o Preservarte iniciou suas atividades levando música e cultura a todos, independente de gênero, cor ou classe social, promovendo a inclusão através de projetos artísticos. Após ganhar reconhecimento público e governamental, o Instituto Preservarte foi oficializado em 2004 como Organização da Sociedade Civil e de Interesse Público – OSCIP.
Atualmente, o Instituto atende gratuitamente mais de 500 crianças, atuando em várias localidades do Espírito Santo por meio de palestras, cursos, oficinas, encontros. Com uma equipe formada por professores, monitores e voluntários, o Preservarte se destaca na formação de musicistas em João Neiva e também na produção de violinos.