O núcleo colonial de Demétrio Ribeiro fica localizado a 4km da sede de João Neiva e é o berço da colonização italiana na região. Os casarões antigos chamam a atenção e lá você poderá visitar o Museu do Imigrante, a Casa de Pedra, a Igreja Centenária de Santo Antônio e o Casarão dos Violinos. Em julho acontece a Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro - 'Itália Mia’.
DISTRITOS DE BARRA DO TRIUNFO E ACIOLI
Acioli e Barra do Triunfo são localidades fundadas por imigrantes italianos no final do século XIX. Com o passar do tempo consolidaram-se como polos rurais na produção de café e criação de gado. Lá você poderá encontrar café torrado em casa, fubá socado no pilão, pão sovado, milho cozido, biscoito assado e o leite coalhado que dá origem aos famosos queijos da região.
A região realiza a tradicional “Festa do Queijo” para comercializar os derivados e oferecer ao turista a alegria e hospitalidade dos moradores, além da “Agrofesta” e “Torneio Leiteiro”, tipicamente rural.
MONTE NEGRO
Com elevação de 665m, o Morro Monte Negro pode ser visto na maioria dos bairros da cidade. A elevação granítica é coberta por vegetação rasteira e enormes samambaias. Do alto do monte é possível observar as cidades de João Neiva e Ibiraçu.
No topo do monte há uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Penha e Santa Bárbara, onde acontecem celebrações religiosas.
JEQUITIBÁ ROSA
Ele se destaca dentre as árvores da mata e chama atenção de quem passa. O Jequitibá Rosa, localizado no distrito de Barra do Triunfo, em João Neiva, mede 47m de altura e 12,5m de circunferência e é o maior do Espírito Santo, sendo árvore símbolo no estado.
Não se sabe a idade exata do gigante, mas acredita-se que ele tenha cerca de 800 anos.
De acordo com visitantes seriam necessários de 11 a 12 adultos para abraçá-lo completamente. O gigante já foi alvo de investidas de madeireiros na década de 80 e atualmente é protegido por normas ambientais, moradores, turistas e pela Prefeitura de João Neiva.
Ele está localizado no Vale do Triunfo, zona rural de João Neiva. Há dois caminhos para chegar ao local: pelos Distritos de Barra do Triunfo ou de Alto Bergamo.
A subida para o local é cansativa, porém, muito gratificante e acompanhada de muito verde e ar puro.
ORQUIDÁRIO DE JOÃO NEIVA
Quem não ama admirar e se deliciar com o perfume de uma flor? João Neiva possui um orquidário que é aberto para visitação e comercialização.
O orquidário conta com o apoio da Prefeitura de João Neiva e está situado às margens da BR-101, em Piraqueaçu, abrigando mais de 80.000 mudas com as mais diversas cores, perfumes e formatos. A única dificuldade é escolher apenas algumas dentre tantas maravilhas.
O local funciona todos os dias e está aberto à visitação individual e em grupo. A entrada é gratuita e autorizada mediante a agendamento.
Para agendar a visita é necessário ligar para (27) 99786-0985 ou (27) 99974-1719.
CACHOEIRA DO POÇÃO
Com um visual de tirar o folego, a cachoeira possui vários “poços” naturais que comportam um adulto em pé. Os “ofurôs” encantam seus visitantes e o local realmente demonstra o quanto a obra da natureza é perfeita. O local fica em Barra do Triunfo.
Ah, a estrada também dá acesso ao Jequitibá Rosa. Nossa dica, é que o visitante engate o passeio até o nosso famoso gigante.
CACHOEIRA DO PARAÍSO
Situada no Distrito de Mundo Novo, a 5km do Centro de João Neiva, a Cachoeira do Paraíso está localizada a aproximadamente 80 metros de altitude.
Apesar de bonita, é necessário tomar algumas precauções ao mergulhar pois a profundidade pode chegar a 5 metros e a correnteza é forte. A orientação é buscar se banhar às margens e apreciar a vista.
Além da queda d’água, os turistas poderão observar a rica flora, típica de mata atlântica, animais silvestres e outras cachoeiras no caminho.
Para chegar ao local saia do Centro e vá em direção ao bairro Crubixá, seguindo pela via principal do bairro em direção a região de Mundo Novo pela estrada de chão.
CACHOEIRA DOS MONFARDINI
Ela é um dos locais mais bonitos da Região Turística dos Imigrantes. Está localizada a 25 km do Centro de João Neiva e a estrada de acesso começa em Demétrio Ribeiro, situando-se dentro de uma propriedade particular.
GRUTA DOS MORCEGOS
Ela encanta os visitantes com seu correr das águas em meio às pedras e tem quem se aventure em desvendar o que há por trás delas pois, como o nome próprio já diz, muitos morcegos vivem no local.
A gruta tem uma queda d’água de aproximadamente 5 metros de altura e possui fácil acesso: fica a 7 km do Centro de João Neiva, sentido Demétrio Ribeiro a Barra do Triunfo.
Que tal se aventurar na gruta dos morcegos?
CACHOEIRA DE CAVALINHO
Seu correr é em meio às pedras e se perde no verde da magnífica floresta que há em volta. Quem visita o local tem contato direto com animais silvestres, além, é claro, de poder desfrutar da tranquilidade do interior.
Ela fica a 7km do Centro de João Neiva e é um dos locais mais bonitos da cidade.
CAMINHO DE SANTO ANTÔNIO E NÚCLEO COSTA PEREIRA (CATABRIGA)
Seguindo por Demétrio Ribeiro é possível chegar na região de Santo Antônio e no Núcleo Costa Pereira. São 8km de estradas recheadas de cachoeiras e riachos próprios para banho, casarões antigos que remontam à época da imigração italiana e inúmeras capelas católicas.
Além de se deslumbrar e admirar nossas belezas, você estará fazendo aquela caminhada que faz muito bem à saúde.
CAMINHO DE SANTO ANTÔNIO
O Caminho de Santo Antônio, criado pelo grupo de caminhantes “Colibri Aventura’’, tem cerca de 20km e pode ser feito a pé em um passeio de cerca de 4 horas de pura adrenalina e diversão. O percurso passa por cachoeiras, capelas, mata fechada, mirantes, casarões e vilarejos com produtos artesanais, transmitindo muito da nossa cultura, história e, é claro, das belezas de João Neiva.
Não há sinal de celular no trajeto, portanto, o ideal é que o visitante vá acompanhado.
E aí? O que achou? Já preparou a mala?