Visando fomentar o financiamento habitacional em João Neiva, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras Pública (Semdurb), em parceria com o Banestes, está realizando cadastro prévio de pessoas que tenham interesse na contratação de financiamento habitacional. O cidadão deverá procurar a Semdurb, localizada na Rua Negri Orestes, Centro (pátio do Centro Comunitário – Prédio dos Escoteiros), até 31 de janeiro de 2025.
O prefeito Paulo Sérgio Micula destaca que o combate ao déficit habitacional é parte fundamental do seu plano de governo. “Proporcionamos à população acesso a moradia através de diversas alternativas para todas as camadas sociais, como construção de unidades habitacionais de interesse social, aluguel social e também apoio técnico e operacional para incentivar a compra da habitação por linhas financiamentos habitacionais”, informa.
De acordo com o gerente do Banestes de João Neiva, Rodrigo Lopes, o projeto de Regularização Fundiária realizado pelo executivo do município possibilitará o aumento de linhas de créditos habitacionais, tendo em vista que o grande número de imóveis irregulares (sem escrituras) atrapalhava nesse quesito.
Segundo o secretário da Semdurb, Allan Dantas, “nessa primeira etapa estamos com esse cadastramento prévio visando levantar demandas, bem como traçar o perfil socioeconômico e a analisar a situação fundiária de cada imóvel para avaliar as possibilidades de enquadramento no subsídio, seja pela municipalidade ou pelo proprietário”.
A prefeitura prestará todo apoio técnico e documental para os integrantes do programa, inclusive com elaboração de projetos, regularização de escrituras de lotes e auxílio de documentação necessária perante a instituição bancária, especialmente o financiamento de novas construções, bem como aquisição de materiais de construção para lotes vazios.