SEMTADES e CREAS Realizam Palestras Contra Violência a Idosos - 15 de Junho

De  Manoel Neto
14 de junho de 2024 às 14h31.

A Prefeitura Municipal de João Neiva, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, com organização do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), seguindo o calendário de ações, em especial ao dia 15 de junho, quando é lembrado o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, realizou uma manhã de palestras voltadas para esse tema. Na ocasião o Prefeito Paulo Sergio de Nardi, fez a abertura e salientou a importância dos cuidados com as pessoas idosas. Paulo Sergio, lembrou das ações realizadas pela pasta da Assistência Social neste sentido, entre outras de relevância igual. O prefeito ainda agradeceu a presença de todos os convidados e enalteceu o trabalho da equipe envolvida.

O secretário Necemauro Alves, em sua fala, agradeceu a iniciativas dos técnicos do CREAS, e destacou a contribuição que a população idosa de João Neiva deu e vem dando para o crescimento do município.

Necemauro ainda, lembrou que a Secretaria de Assistência Social, vem realizando diariamente o monitoramento de possíveis ações violentas contra idosos por meio dos canais de denúncias existentes, como o 190 Policia Militar, 181, Disk 100, Ministério Público e Policia Civil, além do próprio CREAS, CRAS ou SEMTADES.

A primeira palestra foi ministrada pela delegada Dra. Jaciely Favoretti Souza, trazendo esclarecimentos sobre os golpes sofridos por pessoas acima de 60 anos, além de como agir, tanto o idoso, como familiares e/ou vizinhos que percebam que um idoso possa estar sendo violentado de alguma maneira, seja ela de forma física, moral, financeira, psíquica e/ou sexual e, que faça imediatamente contato com as autoridades ou denuncie.

Além da Delegada e sua equipe, esteve presente o Delegado Chefe da Regional de Aracruz, Doutor Roberto Fanti, juntamento com os policiais civis de várias unidades do Espírito Santo.

A equipe da polícia Civil, apresentou e vem realizando por todo o Estado, a campanha de âmbito nacional “OPERAÇÃO VIRTUDE”, que já teve mais de 5,3 mil denúncias apuradas, 11,5 mil vítimas atendidas, mais de mil suspeitos conduzidos a delegacias, 6,6 mil boletins de ocorrência registrados e 200 pessoas presas. Esses são alguns números que teve o balanço divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com colaboração do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Iniciada em 2 de outubro, a iniciativa contou com investimento de R$ 2 milhões do MJSP e apuração das denúncias recebidas via disque 100 – Disque Direitos Humanos, do MDHC, além de outros canais de atendimento.

Na segunda Palestra, o Professor e Advogado, Doutor Bernado Augusto, trouxe uma temática mais social, além dos direitos e garantias fundamentas elencados na Constituição Federal de 1988 em vigor hoje no Brasil, ele lembrou e alertou a todos os presentes que somos iguais perante a lei, mas que as mesmas leis, garante aos idosos um tratamento diferenciado e prioritário em assuntos como mobilidade, segurança, saúde e cuidados pelo poder público e sociedade em geral.

Além da comunidade e autoridades, estiveram presentes nas palestras, entidades convidadas, entre elas o Instituto Preservarte e Associação Amigos da Justiça.

• Ícone do Whatsapp