Em reunião com a administração, pode-se discutir, entre outros assuntos, a organização da própria comunidade para instituir o estatuto local, afim de ser criando o “COLETIVO CULTURAL QUILOMBOLA FAMÍLIA DAVID”, uma associação que deve beneficiar a todos daquela localidade.
“O intuito é trazer além de garantias, uma oportunidade de crescimento e destinações de recursos para a população, visando manter a tradição histórica” – disse Edmar dos Santos, um dos moradores.
A comunidade do Alto da Cachoeirinha já tem mais de 70 anos, e conta com uma das mais tradicionais festas religiosas da região, trata-se da FOLIA DE REIS DE NOSSA SENHORA APARECIDA, muito conhecida e festejada por todos na localidade.
A Prefeitura de João Neiva tem colaborado de forma constante na elaboração de projetos que fomentam à cultura local e na melhoria da vida de toda a comunidade.
Outras pautas debatidas nessa reunião, foram, agricultura familiar, projetos culturais e projetos de direitos humanos para às comunidades quilombolas, com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Cultura e da Gerência de Direitos Humanos.
O gestor da Pasta de Direitos Humanos, Wagner Henrique Rosa, salientou à importância do cuidado que o município vem tendo com a população quilombola.
“Não só com os povos originários, mas a gestão vem trabalhando para trazer o melhor para toda às classes, e isso é ter um olhar diferenciado e humano” – disse ele.