João Neiva conquista o 1º lugar em ranking estadual sobre o Meio Ambiente

De  Priscila Moreschi
29 de junho de 2023 às 14h35.

A equipe da Semades cumpriu as 20 metas estabelecidas para alcançar o 1º lugar no ranking ambiental

A Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), conquistou o 1º lugar no Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (Proesam). A entrega da premiação aconteceu durante a Feira Sustentabilidade Capixaba, realizada nesta semana na Praça do Papa, em Vitória. Além de João Neiva, a cidade de Muqui também ficou em 1º lugar no ranking.

O Proesam é de adesão voluntária e envolve vários ciclos e 20 metas ambientais. João Neiva cumpriu todas as 20 referentes ao ano de 2022 e que foram avaliadas por uma Comissão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama).

Por meio de diversas ações, a equipe de Meio Ambiente do município conquistou um lugar de destaque entre as 78 cidades capixabas. Algumas das atividades levadas em conta para alcançar o 1º lugar no ranking ambiental foram: encaminhamento de projeto de lei sobre Política Municipal do Bem Estar Animal; comunicação com atualização periódica para informação e educação ambiental por meio das redes sociais da prefeitura; apresentação do Plano de Saneamento Rural; e o manejo dos resíduos sólidos da cidade, com incentivos à coleta seletiva, estudo da gravimetria para a estimativa do tipo de material coletado (papelão, vidro, metal, plástico) e demonstração do percentual da população atendida pela coleta seletiva domiciliar, seja porta a porta ou por meio dos Postos de Entrega Voluntária – PEV’s.

“Para o cumprimento das metas, a equipe da Semades teve que se empenhar muito. Mesmo com poucas pessoas, conseguimos vencer os desafios e alcançar o 1º lugar no ranking estadual”, destaca a assessora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de João Neiva Mariana Perin de Medeiros Davariz.

“Parabenizo a equipe pelo excelente trabalho realizado, todos da Secretaria se empenharam bastante para mudarmos o cenário ambiental em João Neiva para outro nível, com mais respeito ao meio ambiente e conscientização ambiental da população”, afirma o secretário da Semades Fernando Pessotti.

“É com muito orgulho que parabenizo à equipe da Semades pelo excelente trabalho realizado em nossa gestão. Sabemos como o meio ambiente é importante, a natureza é vida, e precisa ser respeitada. O desenvolvimento econômico só pode existir com o zelo pelo meio ambiente. Vamos realizar mais ações para que a Secretaria continue dando frutos e se destacando ainda mais nos projetos ambientais”, disse o prefeito Paulo Sérgio Micula.

Proesam – O programa é dividido em cinco eixos: Institucional, Agenda Verde, Agenda Azul, Agenda Marrom e Temas Transversais. O eixo Institucional aborda as normativas ambientais, acesso à informação em sites e acessibilidade das informações. A Agenda Verde consiste em ações relacionadas à conservação e recuperação do solo. A Agenda Azul abarca o gerenciamento racional dos recursos hídricos. A Agenda Marrom envolve a gestão dos resíduos sólidos, coleta seletiva e controle desses materiais. Já os Temas Transversais estão relacionados a outras questões que envolvem o meio ambiente de forma indireta, como a relação melhoria da qualidade de vida, políticas públicas na área social e proteção da natureza.

• Ícone do Whatsapp