Neste domingo (25) é celebrado o Dia Mundial do Vitiligo. A doença tem como característica o aparecimento de manchas brancas pela pele e atinge mais de um milhão de brasileiros.
O vitiligo é uma doença crônica, mas que possui tratamento para minimizar os efeitos. O principal problema ainda é o preconceito sobre a doença.
Os principais sintomas são o aparecimento de manchas brancas pelo corpo. Mas nem toda mancha esbranquiçada é vitiligo. Por isso, ao observar o surgimento de manchas na pele o ideal é procurar um dermatologista.
“Não existe causa estabelecida para o vitiligo. Dentre as hipóteses estudadas, a mais aceita cientificamente é a da teoria autoimune, ou seja, o próprio corpo produz anticorpos (autoanticorpos) que agem inativando ou destruindo os melanócitos, que são as células responsáveis pela produção da melanina, fatores emocionais também podem desencadear ou agravar a doença”, explica a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) Evelyn Pessotti.
O tratamento da doença é realizado pelo SUS de forma gratuita. Em João Neiva, o paciente é encaminhado pela Unidade Básica de Saúde ao médico responsável para proceder com os exames e medicamentos.