
Maio é o mês de Conscientização sobre a Segurança no Trânsito. Além de motoristas e motociclistas, pedestres são fundamentais para garantir um trânsito mais seguro e humanizado.
Ao andar pelas ruas de uma cidade, o atropelamento sempre é um risco para os pedestres. Muito se fala sobre a responsabilidade dos condutores de veículos, mas os pedestres também devem cuidar da própria segurança em uma atitude de autoproteção. Ao agir com imprudência, pedestres podem, inclusive, causar acidentes.
“O pedestre é o elemento mais vulnerável no trânsito, por isso os condutores de veículos, devem ter atitude de proteção em relação aos pedestres, pois os riscos de acidentes graves são elevados e consideráveis. A preferência dos pedestres no trânsito não os desobriga de adotarem comportamentos seguros”, destaca o especialista em Segurança do Trabalho da Prefeitura de João Neiva Francisco de Assis de Sousa.
Com dicas simples, dá para transitar pelas vias urbanas com segurança:
1 – Use sempre a calçada: É a estrutura apropriada para os deslocamentos dos pedestres. Ao caminhar pela calçada, evite ficar muito próximo do meio-fio, um simples retrovisor ou carga excedente podem atingir e provocar a queda ou lesões;
2 – Nada de andar na rua: Não caminhe pela via de circulação de veículos, somente utilize a via de circulação durante o tempo necessário para travessia e sinalize sua intenção ao motorista, até que ele perceba e pare o veículo totalmente para que possa atravessar com segurança. Fique atento para a aproximação de outros veículos que estejam ultrapassando, principalmente motocicletas ou bicicletas;
3 – Tenha paciência: Não tenha pressa ou atitudes inesperadas ao atravessar uma via de circulação, como mudando de direção repentinamente, toda ação gera uma reação, possivelmente o motorista poderá assustar e também ter uma reação inesperada, virar o carro para o lado errado ou frear bruscamente, podendo acarretar colisão do veículo ou o atropelamento do pedestre.
4 - Nunca atravesse pelas traseiras de um veículo de grande porte ou máquinas em movimentação: Essa é uma das atitudes mais perigosas. Os veículos podem bloquear o seu campo de visão, impedindo que perceba a aproximação de outros veículos, aumentando consideravelmente os riscos de atropelamento. Os motoristas que estão trafegando também podem não te ver atravessando a rua.
5 – Atravesse pela faixa: A dica mais clássica de todas. A maneira mais segura de atravessar uma rua é transitar pela faixa. Sempre sinalize que você deseja passar e espere os condutores pararem. Fique atento a motos e bicicletas.
6 – Semáforos: O pedestre deve esperar o sinal ficar aberto para a passagem. Só atravesse ao perceber q todos os veículos pararam. Fique alerta também para o tempo que o sinal irá fechar para a passagem de pedestres. Infelizmente, nem todos os motoristas têm a gentileza e a educação necessárias para esperar as pessoas atravessarem a faixa.
7 – Passarelas: Em rodovias que possuem zona urbana, o pedestre deve sempre utilizar as passarelas. O período de travessia pode ser até um pouco mais demorado, mas será feito com segurança. Pense nisso.
8 – Ajude idosos e deficientes: Está atravessando uma rua e viu que uma pessoa precisa de ajuda? Não custa nada ser gentil. Auxilie essa pessoa, você pode estar salvando a vida, afinal, nem todo herói usa capa.
9 – Cuidado com o celular: Muita gente se distrai tanto com o aparelho que acaba não prestando atenção em buracos nas calçadas. Outros utilizam o celular enquanto estão atravessando a rua. Mesmo na faixa não é uma atitude legal. A distração ocasionada por mensagens e redes sociais pode causar acidentes. O perigo não está apenas no uso pelos motoristas, mas com os pedestres também. Todo cuidado é pouco. Deixe para se conectar nas redes quando parar em algum lugar.