Na próxima quinta-feira (30), a Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), vão promover a 8ª Conferência Municipal de Saúde de João Neiva, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. O evento acontece na Câmara Municipal da cidade, de 8h às 17h, confira a programação.
A ficha de inscrição e programação está disponível neste link e deve ser entregue preenchida até as 16 horas de terça-feira (28) na sede da Semsa, localizada na rua Plácido Vassolo, 48, 2° pavimento, Centro.
Segundo o secretário municipal de saúde Dirceu Grippa, o evento tem o objetivo de ajudar a construir democraticamente as políticas públicas de saúde do município. “Nele serão debatidos os desafios, avanços e aperfeiçoamentos que podemos fazer para melhorar cada vez mais a saúde pública para a população”.
A Conferência Municipal de Saúde é a etapa inicial para a abertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde e da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Os debates locais poderão ser objeto de pautas pertinentes nas conferências estadual e nacional.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
Atualmente, o SUS atende a mais de 80% da população brasileira, que dependem exclusivamente da saúde pública.