Todo mundo sabe a importância da coleta seletiva. Separar os materiais que podem ser reciclados é essencial para o meio ambiente e a economia. Criar o hábito de fazer a coleta seletiva em casa é o primeiro passo para uma atitude socioambiental. Mas você sabe como deve fazer a separação correta dos materiais?
Quando os resíduos estão sujos, basta apenas tirar um pouco do excesso de sujeira que tiver. Pode passar um pouco de água, deixar secar um pouquinho e destinar para a coleta. Isso vale para caixas de leite, potes de sorvetes, embalagens de iogurte, garrafas pets e outros recipientes. Garrafas de vidro e enlatados devem ser embalados em papel para que os funcionários da coleta seletiva não se machuquem.
Ao fazer a limpeza correta dos materiais, você evita mau cheiro em sua casa e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s). Os trabalhadores do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de João Neiva (CTJON) também são beneficiados, pois o ambiente de trabalho fica mais limpo e sem a presença de insetos indesejáveis como as moscas.
Depois da separação correta dos materiais, é só descartar no PEV mais próximo ou aguardar o caminhão da coleta seletiva. E lembre-se: nunca deposite nos PEV’s materiais tóxicos e infectantes, resíduos de saúde, orgânicos e rejeitos, como papel higiênico, guardanapo, absorvente e outros.
“Realizar a coleta seletiva da maneira correta é fundamental para que o trabalho de reciclagem cumpra o seu papel de ajudar a natureza e estimular a economia verde”, afirma o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Thales Felício.
Não perca tempo. Se queremos um mundo melhor para nós e para as gerações futuras, temos que começar a mudar agora. Pratique a coleta seletiva.