Meio Ambiente realiza estudo para saber quais os materiais mais separados para a coleta seletiva

11 de novembro de 2022 às 00h00.

Equipe da Semades responsável pela gravimetria

Que João Neiva já tem coleta seletiva todo mundo já sabe, mas você já teve curiosidade em saber qual o tipo de material que mais chega lá no Centro de Triagem?

Para saber a tipologia do material que é coletado com mais frequência, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) da Prefeitura de João Neiva,  realizou a técnica de gravimetria. O método consiste em abrir as sacolas com os materiais coletados, espalhar e dividir em quatro partes iguais. A partir disso, é possível mensurar a quantidade e o tipo de material mais coletado.

“Por meio da gravimetria, podemos identificar a quantidade e o tipo de material mais coletado. Dessa forma, o município pode elaborar a gestão dos resíduos sólidos de forma mais assertiva, ter uma ação mais direcionada para o tipo de material de maior demanda e diminuir a quantidade de materiais encaminhados ao aterro sanitário”, destaca o engenheiro ambiental Thales Felício.

Pela análise feita pela equipe da Semades, o papelão é o tipo de resíduo reciclável mais coletado, seguido do plástico, papel, rejeito, metal, vidro, têxteis e isopor:

Média da Gravimetria realizada nos dias 18 e 19 de outubro:

Tipo de material

Peso

Papelão

60,7

Plástico

20,8

Papel

8,2

Rejeitos

6,9

Metal

1,2

Vidro

0,9

Têxteis

0,4

Isopor

1,0

Para realizar a gravimetria, a prefeitura contou com o apoio da empresa CBF e dos colaboradores do Centro de Triagem de João Neiva.

Participação da população na coleta seletiva - De acordo com uma estimativa realizada pela Semades, 9,22% dos moradores de João Neiva participam da coleta seletiva. O percentual representa 1.594 pessoas do total de 17.283 habitantes da cidade.

Para incentivar a coleta seletiva, a Semades lançou no início do ano, o cadastro “Colaborador da Coleta Seletiva”. A iniciativa tem como objetivo estimular a coleta seletiva residencial por meio de premiações que serão realizadas no dia 07 de dezembro.

Atualmente, o sistema possui 172 cadastrados, correspondendo a 544 pessoas, o que equivale a 3,24% da população. Os três bairros que possuem mais cadastros no sistema são: Centro, Vila Nova de Cima e Floresta. E os bairros com menos cadastros são: Bairro da Penha, Barra do Triunfo, Cristal, Demétrio Ribeiro, Juá, Ribeirão de Cima e Santo Afonso.

A Prefeitura também tem investido na instalação de Postos de Entrega de Voluntária (PEV’s). Já foram instalados 12 PEV’s em pontos estratégicos da cidade. O município também conta com a coleta porta a porta por meio do caminhão da coleta seletiva. Para saber os dias e horários certinhos da coleta em seu bairro basta clicar aqui.

Os materiais que podem ser encaminhados para a coleta seletiva são: papéis, plásticos, metais, vidros, espuma e isopores.

Participar da coleta seletiva é uma questão de cidadania. Você protege o meio ambiente, gera emprego e renda para várias famílias e economia para o município.

• Ícone do Whatsapp