Coleta seletiva: Prefeitura instala mais cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s)

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
16 de setembro de 2022 às 00h00.

A Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), instalou mais cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) na cidade. Com isso, o município passa a contar com sete PEV’s.

Os novos PEV’s foram colocados em pontos estratégicos da cidade:  Rua Pedro Nolasco, Praça do bairro Vila Nova de Cima, Pracinha do Gadioli, bairro Ernesto Silva e em frente à Escola Pedro Nolasco. “Os PEVs são de extrema importância na logística da coleta seletiva na cidade. Além de servirem como uma forma de educação ambiental, eles permitem que o cidadão possa levar seus resíduos em qualquer dia que quiser. Ou seja, você não precisa esperar o dia do caminhão da coleta seletiva passar no seu bairro, para destinar seu resíduo de forma correta”, afirma o engenheiro ambiental da Semades Thales Felício.

Os PEVs ainda contribuem para manter a cidade limpa, pois os resíduos permanecem seguros contra intempéries ou animais de rua, que podem rasgar as sacolas de lixo, espalhando resíduos nas ruas.

A ideia é ter pelo menos um PEV em cada bairro do município. Mas fique atento para essa dica de ouro: Eles são para receber apenas resíduos recicláveis. Lixo orgânico ou qualquer outro material que não possa ser reciclado não deve ser jogado no recipiente.

Você pode descartar de forma ambientalmente sustentável nos PEV’s:

- Papel: Jornais, revistas, caixas, embalagens de papelão, folha de caderno e envelopes;

- Plástico: Garrafas pet, embalagens de plástico, isopor e sacolas;

- Metal: Latas de alumínio e de metal, tampas de garrafa, materiais de aço em geral, clipes e grampo;

- Vidro: Copos, garrafas, potes, frasco de medicamento, perfumes, desinfetantes e materiais de vidro.

Venha fazer você também sua parte. Afinal, além de ser a destinação correta dos resíduos, a coleta seletiva gera emprego e renda para a população e contribuiu para a limpeza de nossa cidade.

• Ícone do Whatsapp