Você sabe a maneira correta para descartar sofás, cadeiras e outros resíduos de grande porte cuja matéria-prima principal seja a madeira? Infelizmente, esse tipo de material não pode ser reciclado, por isso é necessário seguir os procedimentos corretos para não agredir a natureza e evitar doenças como a dengue e a iminência de enchentes.
Em João Neiva, o material deve ser transportado pelo proprietário até os contêineres instalados pela empresa que presta serviço de limpeza para a prefeitura, a Fortaleza Ambiental. O local de descarte fica próximo à Igreja Casa da Benção e a Emef Maria Olíria Sarcinelli, no Centro da cidade.
De acordo com a Assessora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de João Neiva Mariana Perin de Medeiros Davariz, os resíduos são encaminhados para o descarte adequado em um aterro sanitário em Aracruz. “É importante que as pessoas compreendam a importância do manejo correto dos resíduos de grande porte. Ao serem descartados em qualquer lugar, os materiais podem causar muitos transtornos, como a proliferação de mosquitos e ainda agravar a ocorrência das enchentes. O meio ambiente também sofre porque o material pode levar centenas de anos para se decompor”,destaca.
Lugar de lixo é no lixo – Em Vila Nova de Cima, próximo ao Polo Industrial, moradores reclamam do lixo acumulado em um ponto, o que vem provocando mau cheiro, presença de animais indesejados e um ambiente nada agradável. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) solicita que as pessoas mudem de comportamento e descarte os resíduos de maneira correta.
E todo mundo já sabe: separe os resíduos recicláveis para a coleta seletiva e o lixo orgânico para a coleta normal. Você pode ter acesso aos horários da passagem dos caminhões em seu bairro por meio dos links abaixo:
Recolhimento Lixo Comum
Recolhimento Coleta Seletiva