João Neiva recebe estação meteorológica

29 de julho de 2022 às 00h00.

Além de beneficiar na vida das pessoas, ela ajudará na agricultura.

Ontem (28) foi instalada em João Neiva uma estação meteorológica para monitorar a cidade e região sobre possíveis tempestades. Esse tipo de estação mede chuva, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar e alguns outros parâmetros climáticos, auxiliando no monitoramento das condições do tempo. O trabalho é uma parceria entre a Prefeitura de João e o Governo do Espírito Santo, por meio de seus respectivos setores da Defesa do Civil.

Com a nova estação a equipe da Defesa Civil da cidade poderá monitorar com maior precisão o clima e as suas condições de médio e longo prazo, possibilitando acompanhar as variáveis meteorológicas, com a emissão de avisos e alertas de inundações, deslizamentos de terra, enxurradas e outros fenômenos adversos que causam muitos prejuízos ao município e à população. “Saberemos com antecedência sobre as possíveis tempestades, fazendo com que nos preparemos para as intempéries, buscando soluções para os problemas antes que eles aconteçam”, informa a assessora da Defesa Civil Carmem Lúcia dos Santos Barros.

Além de beneficiar na vida das pessoas, ela ajudará na agricultura. "Com a previsão climática antecipada, o homem do campo pode programar as aplicações dos defensivos agrícolas, auxiliando nas decisões do agricultor", relata o secretário Municipal de Agricultura (Semag) Danilo Sanson.

Sua leitura é diária e está em fases de testes e configuração por parte da Defesa Civil Estadual. “Essa é mais uma importante aquisição para nossa cidade. Trabalhar com a prevenção é muito melhor”, destaca o prefeito de João Neiva Paulo Sérgio Micula.

• Ícone do Whatsapp