Mudança de comportamento: População se engaja e coleta de resíduos recicláveis aumenta 40%

03 de junho de 2022 às 00h00.

Você ainda não faz a coleta seletiva? Não marque bobeira e comece agora mesmo.

De janeiro a maio deste ano, houve um aumento de 40% na coleta de resíduos recicláveis em João Neiva. O percentual sinaliza que a população está aderindo à coleta seletiva e mudando o comportamento em relação ao descarte dos resíduos sólidos. Uma ótima notícia para a cidade e o meio ambiente!

Segundo o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Thales Felício, as campanhas de comunicação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de João Neiva, por meio do projeto “JN Sustentável”, e os eventos realizados pela Semades na cidade foram fatores que incentivaram o engajamento da população com a coleta seletiva.

“Tudo é uma questão de hábito. Por meio da informação e também das ações realizadas pela Semades, o cidadão percebeu que fazer a separação dos resíduos recicláveis em casa é fácil e que os benefícios para a sociedade e o meio ambiente são inúmeros. Por outro lado, as pessoas também entenderam os prejuízos que são causados ao meio ambiente ao descartar o resíduo reciclável de qualquer forma”, aponta Thales.

Todo mundo já ouviu falar da coleta seletiva. Mas você sabe como funciona a reciclagem de materiais? O caminho começa na separação adequada dos resíduos e segue quando você deixa na porta da sua casa para a coleta pelo caminhão da prefeitura.

Os materiais são encaminhados para o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de João Neiva (CTOJN), localizado no bairro Juá. No Centro de Triagem, os recicláveis são separados em função do seu tipo, principalmente garradas PETs, embalagens plásticas, papelão, alumínio, isopor, vidro, ferro, entre outros.

Os materiais são prensados, enfardados e armazenados em local seguro e coberto, para posteriormente serem comercializados para empresas de outras cidades, como Serra, Vitória, Linhares e Aracruz.

Os produtos recicláveis são vendidos principalmente para as indústrias pois são as que mais utilizam esses materiais em seus processos produtivos.

Você ainda não faz a coleta seletiva? Não marque bobeira e comece agora mesmo a proteger o meio ambiente, aumentar a renda de várias famílias e ainda reduzir o volume de lixo nos aterros sanitários.

• Ícone do Whatsapp