
Dando continuidade ao nosso "Especial Emancipação Política", do projeto “Histórias que Inspiram”, ouvimos o compositor do grandioso e incomparável Hino de João Neiva, Francisco Velasco. A obra de Francisco abarca uma canção que é, ao mesmo tempo, um poema intenso, profundo e muito autêntico.
Francisco é jornalista, radialista, compositor, publicitário e pesquisador da música popular brasileira. Ele compôs a canção em setembro de 2001, sendo que só foi oficializada como Hino do município em 2005, no centenário de João Neiva.
Ele explica que o profissional de criação, como cineastas, escritores e pintores, trabalham tanto com a inspiração como com a transpiração. “Segundo Tom Jobim, na maioria das vezes, o percentual maior é o de transpiração, ou seja, de pesquisa de trabalho. No caso do Hino de João Neiva eu trabalhei de forma muito mais elevada com a inspiração. A melodia e a letra vieram prontas e isso é uma benção. Eu digo que tive 80% de inspiração e 20% transpiração”.
Segundo Francisco a inspiração foi maior devido sua memória afetiva. “Todo o conteúdo dessa letra eu vivi em João Neiva. Na minha infância, pré-adolescência e na adolescência, com meus amigos, passeando, jogando bola, pescando nos rios, pelo interior, vivendo essa paisagem tão bonita. Tudo isso estava na memória afetiva, ficando muito mais fácil assim. Resumidamente, esse foi o processo que se deu: uma coisa mágica. A letra e a melodia vieram juntas”.
O compositor ressalta que seu amigo e maestro Maurício de Oliveira, que na sua opinião, é o maior músico capixaba de todos os tempos, criou a partitura. “Eu levei esse hino (melodia e a letra) na casa dele e ele me aconselhou a colocar um refrão. Ele gostou muito da letra e da melodia e me presenteou com a partitura desse hino”.
Francisco comenta que um hino precisa ter características próprias. “Ele tem que abordar a geografia do lugar, tem que falar do povo, da formação desse povo, das influências culturais, ele precisa falar da educação e incentivar a preservação do meio ambiente. Todos esses detalhes, se possível, devem ser abordados e devem estar na letra de um hino. Também deve ter uma letra fácil de cantar e ser de fácil entendimento, além de ter uma melodia atraente. São detalhes importante para que ele seja abraçado pela comunidade. O hino deve valorizar o símbolo do município, que é o brasão, a bandeira, e no caso de João Neiva as cores vermelha, branca e verde, que são as cores da bandeira da Itália, por causa da imigração italiana no município, além do mais importante: ter a aceitação da comunidade”.
Ele salienta que pôde constatar essa aceitação nas comemorações dos 34 anos de emancipação do município, sobretudo nos eventos que aconteceram nas escolas, onde foi homenageado e ouviu os alunos cantando sua música. “Eu fiquei muito feliz com aquela homenagem e muito encantado com as crianças, porque é o público mais exigente. A criança quando gosta de uma música, gosta. Quando não gosta, não canta. Para mim foi o maior presente que recebi. Certamente a maior das homenagens”.
O autor do Hino de João Neiva completa agradecendo ao prefeito Paulo Sérgio Micula e à secretária Municipal de Educação (Semed) Marciela José, bem como toda a equipe da Semed e as crianças da cidade. “Quero agradecer o carinho de todos e também dizer que fiquei muito feliz com a educação praticada no município de João Neiva, que me lembrou muito o que acontecia na minha época. Uma dedicação, uma paixão enorme por parte dos professores e diretores. Fiquei com essa esperança muito grande de que nem tudo está perdido. Parabéns a todos e quero deixar aqui o meu abraço”.
Abaixo o Hino de João Neiva:
Ao recordar nos arquivos, na memória
me faz feliz ter histórias para contar e reviver.
As tradições, imigrantes, fundadores e benfeitores para homenagear
A minha terra é uma dádiva de Deus
Suas montanhas tem um verde sem igual
A natureza não se cansa de encantar
São lindos vales para poesia percorrer
Seus rios correm qual crianças a cantar
A vida é para se viver e preservar
Esse pedaço do Brasil, me faz alegre faz cantar
Meu coração é mais feliz nesse lugar
Um povo que sabe plantar e colher
Vai a luta com amor e com muita bravura
Valoriza a verdade, conhece o poder
Incentiva o trabalho, o lazer a cultura
Essa gente vibrante se faz entender pelo conhecimento e a cidadania
Qualidade de vida é direito e dever
O futuro presente no seu dia a dia
As suas cores, a bandeira o brasão
A sua história, a importância do saber
O joãoneivense tem razão em ter paixão
O verde, o branco, o vermelho a retratar
A natureza, a paz, o amor no coração
João Neiva é o meu lugar, o nosso chão
Esse pedaço do Brasil, me faz alegre faz cantar
Meu coração é mais feliz nesse lugar