Apesar de fofinhos, pombos podem causar doenças

Texto  Sumaida Zuccolotto
14 de abril de 2022 às 00h00.

Os pombos podem veicular diversos germes que podem causar infecções.

Os pombos são animais introduzidos no Brasil e estão amplamente distribuídos em ambientes urbanos. Sua relativa ausência em locais rurais reflete a dificuldade em se adaptarem ao ambiente silvestre, hostil a estes animais. Na cidade, a presença de restos de lixo e abundância de alimentos ofertados a estes animais favorece sua reprodução. Nas cidades são comuns os abrigos artificiais, onde estes animais podem construir ninhos e se esconder de intempéries climáticas e de predadores.

Segundo o médico veterinário Farlen Miranda, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pombos podem veicular diversos germes que podem causar infecções como dermatites, pneumonias e meningites: “Estas infecções podem assumir uma forma clínica mais grave em pacientes com alguma supressão imune. Resíduos destes animais também podem estimular alergias”.

Não é permitido por lei realizar matança destes animais. Portanto, o combate aos pombos deve ser feito com educação sanitária, que cabe a todo cidadão. São ações recomendadas, segundo a Vigilância Sanitária e Ambiental de João Neiva:

- Nunca alimentar estes animais, mesmo que aparentemente estejam com fome.  Este procedimento estimula a proliferação dos pombos. Não alimentar estes animais é um eficiente mecanismo de controle populacional, deixando que eles procurem sua comida de forma natural;

- Não deixar sobras de ração de outros animais à vista, pois pombos podem ingeri-las;

- Evitar frestas em telhados onde estes animais possam confeccionar ninhos;

- Afugentar os pombos se eles se alojarem no domicílio;

- Antes de limpar alojamentos destes animais, é recomendado molhar o local com água contendo água sanitária e deixar o produto agir no local por uma hora. É recomendado usar lenço ou pano umedecido com água no nariz e boca durante o procedimento de limpeza e remoção de ninhos.

• Ícone do Whatsapp