Prefeitura tem programação especial sobre o Mês da Água

De  Priscila Nivea Leite Moreschi
Texto  Sumaida Zuccolotto
28 de março de 2022 às 00h00.

Neste mês é comemorado o Dia Mundial da Água e para celebrar esta data tão importante, a Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), está com uma programação especial nesta semana.

De acordo com o engenheiro ambiental da Semades Thales Felício, o objetivo das atividades é promover a educação ambiental relacionada a importância e proteção da água: “A água doce é um bem finito e que tem se tornado cada vez mais escassa em várias partes do mundo pelo desmatamento, poluição, desertificação e as mudanças climáticas”.

Confira a programação especial sobre o Mês da Água:

- 29/03 (terça-feira) - 08 horas: Intervenção Artística - Pintura de bueiros (sistemas de microdrenagem) como forma de estimular a consciência crítica sobre jogar lixos nas ruas que posteriormente vão parar nos rios, e que favorecem, em especial, dois grandes problemas: favorecimento às enchentes e poluição dos rios.

- 29/03 (terça-feira) – 14 horas: Instalação de ecobarreira no rio Clotário: As ecobarreiras são redes físicas para reter resíduos sólidos que circulam nos rios. O material reciclável recolhido será encaminhado para o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de João Neiva (CTJON);

- 30/03 (quarta-feira) – 08 horas e 13h30 (1º, 2º e 3º ano) na Escola Pedro Nolasco: Palestras e dinâmicas sobre a importância da água, motivos para economizar água e proteger os rios. Evento com 1h30min de duração. Vídeo “De onde vem a água do rio? “Por que precisamos economizar água?" (https://www.youtube.com/watch?v=32g2y3ACGaE).

Dinâmica Mural das Necessidades + Como Economizar: A atividade será dividida em três temas: - Atividades do nosso dia a dia que utilizamos água; - Formas de economizar água; - Poluição e desperdício de água. Cada um dos temas será dividido em 3 grupos de acordo com a forma de apresentação do mural (2º e 3º ano): - Recorte de revistas; - Escrita; - Desenho. Guarda-chuva de leituras para as crianças tirarem fotos e ler poemas sobre a água.

- 31/03 (quinta-feira) – 08 horas e 13h30 (4º e 5º ano) na Escola Pedro Nolasco: Palestra sobre a importância da água e formas de como economizar e proteger os rios; Ciclo de água e como a água chega nas nossas casas. Cerca de 1 hora e 30 minutos de duração; - Dinâmica das perguntas sobre o que foi apresentado: Terá várias perguntas dentro de um pote. Cada grupo composto por cinco alunos sorteará dez perguntas dentro do pote. O grupo que acertar mais respostas receberá dois bombons para cada aluno como premiação.

• Ícone do Whatsapp