A partir do dia 08 de novembro, a divulgação do Mapa de Risco da Covid-19 será por microrregião e não mais por município como era feito até agora. A mudança vai permitir uma visão mais ampla da situação da doença no Espírito Santo.
Pelo novo Mapa de Risco, a cidade de João Neiva será incluída na microrregião Rio Doce, junto com os municípios de Ibiraçu, Aracruz, Linhares, Rio Bananal e Sooretama.
Outra mudança é a inclusão de uma outra faixa de risco para a Covid-19. A nova matriz traz o risco muito baixo (cor azul), que se junta aos consolidados riscos baixo (cor verde), moderado (amarelo) e alto (vermelho).
O risco muito baixo será definido por microrregião, de acordo com o novo mapa. Os critérios para classificação em risco muito baixo são: cobertura vacinal de 80% para os adultos nas duas doses da vacina ou dose única, vacinação de 90% da população com idade de 12 a 17 anos com a primeira dose e 90% de cobertura vacinal dos idosos com a dose de reforço.
“As alterações no Mapa de Risco mostram a importância da vacinação. Com a imunização, os dados sobre as cidades têm sido mais homogêneos o que permite obter uma análise conjunta dos municípios. Isso facilita a elaboração de estratégias para lidar com a doença de acordo como ela se comporta em cada microrregião”, apontou o assessor de Vigilância em Saúde do município, Antônio Firme.