Prefeitura de João Neiva oferta aulas gratuitas de atividade física

Você sabia que a Prefeitura de João Neiva oferece aulas gratuitas de circuito? Elas acontecem no Centro Comunitário e na Academia Popular da Vila Nova de Cima e tem como objetivo promover saúde, trazendo cada vez mais pessoas para a prática de exercícios físicos.

Texto  Sumaida Zuccolotto
22 de janeiro de 2021 às 00h00.

As aulas são disponibilizadas para pessoas entre 18 a 59 anos e são aplicadas pela profissional de Educação Física Rayslla Cerri Favalessa, tendo cada aula uma hora de duração.

Segundo a educadora física do circuito, a atividade física proporciona benefícios tanto para a saúde física como mental. “A prática do esporte melhora a autoestima, o humor, diminui a ansiedade e o estresse, auxilia na perda de peso, previne doenças, etc”.

A aluna Alzenira Maria de Souza de Bortoli conta que está no projeto desde que começou. “Eu faço o circuito porque gosto, é um exercício muito bom. Eu era muito magra e indisposta e depois do circuito, ganhei massa no corpo, consegui ser mais ativa para as coisas. Melhorou muito coisa em mim”.

Ela acrescenta que as atividades físicas também ajudaram colegas que possuíam taxas elevadas. “Eu, graças a Deus, não tenho problema de saúde não, mas algumas colegas minhas que tem conseguiram normalizar os probleminhas através do circuito”. Alzenira finaliza dizendo que está fazendo tratamento de varizes e o angiologista pediu para continuar com o exercício, que ajudará na circulação sanguínea.

Outra aluna que também gosta da atividade é a professora Manuela Rita Caniçali. “Elas são sempre planejadas com sequências diferenciadas, estimulando diferentes partes do corpo. No início e no final sempre fazemos os alongamentos preparando e relaxando os músculos. A profissional responsável estimula o nosso desempenho e faz o acompanhamento dos movimentos, nos orientando na realização correta dos exercícios”.

Manuela, que começou há pouco tempo, decidiu fazer o circuito porque estava muito sedentária. “Não praticava atividade física. Aproveitei a oportunidade que me incentivou também a fazer caminhadas nos dias em que não vou para o circuito”.

Ela conta que as aulas no circuito lhe fazem muito bem e é a primeira vez que desenvolve exercícios desse tipo. “Me sinto melhor, mais dinâmica, ativa, estimulada a levantar cedo para fazer caminhada e participar das aulas no circuito. Sinto melhoras na minha qualidade de vida, com resultados positivos no corpo e a mente. Além da disposição física, há também o relaxamento mental, que desestressa”.

Serviço:

Centro Comunitário