Conheça a história de Dona Conceição, figura emblemática do Congo em João Neiva

Maria Conceição Duarte, nasceu em 07 de setembro de 1938, no município de Vargem Alta, no sul do Espírito Santo. Ainda muito cedo, aos 07 anos de idade, precisou mudar de sua cidade natal, para o município de Fundão. Seu pai trabalhava na antiga empresa Americana, hoje conhecida como Vale, e tinha a grande necessidade de viajar a trabalho. Na mesma época, a menina, junto de sua família, mudou para Ibiraçu, morando no distrito de Rio Lampê.

10 de janeiro de 2020 às 00h00.

Aos 09 anos, Maria da Conceição perdeu seu pai, o arrimo da família e com isso, mudou com sua família para a comunidade de Alto Bergamo, ainda no município de Ibraçu. Foi lá que a menina se apaixonou pela cultura do congo e aos 10 anos, a Maria da Conceição já fazia parte do movimento cultural que lhe proporcionava muita alegria.

Aos 16 anos, ela casou e mudou-se para João Neiva, onde conheceu Dona Rosa, naquela época, a Rainha do Congo da cidade.

Dona Conceição pelo amor que tinha pelo congo, passou a participar de todos os movimentos e eventos feitos pelo grupo, se apresentando na cidade e, também, em municípios como Linhares, nas localidades de Regência, Povoação e Santa Rosa, e fora do Estado, realizando apresentações fora em Belo Horizonte, Aparecida do Norte e Rio de Janeiro.

Hoje, aos 82 anos de idade, Dona Conceição permanece fazendo parte do congo de João Neiva, participando de todas as apresentações, com a liderança de Clemar Feu e Celso Feu Correa.

Dona Conceição busca sempre incentivar os jovens locais a participar e conhecer a cultura do congo, como forma de manter viva a tradição e que passe de geração a geração.

• Ícone do Whatsapp