Conheça a história do acordeonista Almir Antônio Guzzo

Almir Antônio Guzzo, tem 81 anos e nasceu na comunidade de Saúna, localizada no interior de João Neiva. Pai de três filhos, Luzinete Inês Guzzo, Luziene Aparecida Guzzo e Quêidimar Cristina Guzzo, a história do acordeonista começou cedo.

04 de novembro de 2019 às 00h00.

Foi aos 15 anos de idade que Almir teve seu primeiro contato com os instrumentos. Ele tocava o “08 baixos”, um acordeom bissonoro, onde cada botão, quando pressionado, emite dois sons distintos - um na abertura do fole e outro no fechamento. Na época, o menino aprendeu a tocar o instrumento, pois ouvia seu pai tocar.

O interesse pelo instrumento surgiu, pois naquela época, eram poucas as pessoas que se prontificavam em tocar nas quadrilhas realizadas no município. Com o passar dos anos, Almir e seu pai passaram a se apresentar em bailes, carnaval e festa de Reis.

Mas o rapaz não parou por aí. Dez anos depois de aprender a tocar o acordeom de 08 baixos, o rapaz também se interessou em aprender a tocar o acordeom normal, ou mais popularmente conhecida como sanfona.

Aos 25 anos de idade, no ano de 1963, Almir se casa com a jovem Cecília Del Puppo Guzzo. Após três meses de casados, ele decide comprar uma marcenaria que estavam à venda, assim, passando a morarem na sede do município. No mesmo local, Almir montou uma barbearia, sendo considerada a primeira do município.

Com incentivo de seu amigo Drº Durandir, já falecido, Almir foi convidado a se juntar ao coral de Guaraná, tendo como maestro do coral o Srº André Lechi, descendente italiano.

Com o tempo, Almir Guzzo, Cecília Del Puppo Guzzo, Jurandir, André Lechi e Ana Alaíde Guzzo, formaram um coral italiano em João Neiva, o Nona Saína, em homenagem ao nome da mãe de um dos componentes. O coral chegou a ter 28 componentes e emocionava as pessoas por onde passava.

Uma das integrantes, a Srª Ana Alaíde Guzzo teve a ideia de gravar um CD e um DVD junto ao coral, para que cada integrante pudesse ter a recordação dos momentos vividos com seus parceiros. As locações para a gravação do DVD foram em Demétrio Ribeiro, Barra do Triunfo, Cecato, Cachoeira do Batista e no Casarão Batista.

Atualmente, o Coral Nona Saína tem doze anos e continua se apresentando em locais com seus doze componentes.

Hoje o Sr. Almir Antônio Guzzo é casado com Zenilda Maria Zucoloto Pandolfi Guzzo e, continua fazendo seus projetos de móveis e trabalhando em sua marcenaria, que existe há mais de 50 anos, junto ao seu funcionário Cristiano Conceição de Jesus que trabalha há 30 anos com ele.

• Ícone do Whatsapp