Fazedores de cultura: conheça a história do Mestre Cabelim

Valter Pereira do Rosário, ou para muitos, o Mestre Cabelim, tem a história da sua vida entrelaçada a história de João Neiva. Desde 1992 levando o esporte aos moradores do município, Cabelim rodou por alguns lugares até encontrar aquele que seria o local de crescimento pessoal e profissional.

19 de setembro de 2019 às 00h00.

Nascido em 1968 no município de Afonso Cláudio, sul do Espírito Santo, Valter mudou-se para Baixo Guandu ainda muito novo. Mas foi aos 20 anos, através de Arindo Furtado Lima, o Mestre Lima, que o jovem teve seu primeiro contato com a capoeira, no município de Aimorés, no Lorena Clube.

O jovem, desde o início mostrou que tinha talento para a capoeira e conquistou sua primeira graduação com apenas 45 dias treino. Fato esse que se leva em torno de 6 a 9 meses.

Em 1992, aos 25 anos, Cabelim passa a morar em João Neiva e tem sua primeira turma oficial de capoeira, com cerca de 80 alunos pagantes, no Clube Vila Nova. Mostrando trabalho e talento, logo surge a oportunidade do atleta levar sua turma para Centro Comunitário da cidade, ganhando mais 10 alunos de um Projeto Social bancados pela Prefeitura.

Neste mesmo ano, Cabelim monta seu próprio grupo de capoeira, o Jogo Livre, que ao longo dos anos formou muitos alunos e também tomou proporções maiores. O grupo desenvolve seus trabalhos em municípios como Ibiraçu, Fundão, Santa Maria de Jetibá e Aracruz, e também fora do Estado, no município mineiro Alvarenga.

Se engana quem acredita que a vida de Cabelim foi tudo fácil, o capoeirista chegou a passar dificuldades, chegando a morar com sua família em um pequeno cômodo alugado nos fundos de uma borracharia.

No ano de 2001, Cabelim chegou a tão sonhada graduação de Mestre, passando a ter ainda mais notoriedade entre os capoeiristas do Espírito Santo. A luta diária não fez o atleta desistir.

O Mestre conseguiu sair do aluguel e comprar sua casa própria e aos poucos transformar o local não apenas na sua moradia, mas também em sua academia, onde dá aulas e treina.

Atualmente, Mestre Cabelim atua no projeto Crubixá J.H.J, em que dá aulas de capoeira há mais de 11 anos e também, na Pestalozzi de João Neiva em que ensina a prática há mais de 12 anos aos alunos da instituição.

Com 51 anos de vida e 31 deles dedicados a capoeira, Cabelim atende cerca de 100 alunos semanalmente e ainda treina para suas competições. Perguntado sobre sua aposentadoria, o mestre disse que está em seus planos, mas que ainda não tem data definida.

• Ícone do Whatsapp