Fazedores de Cultura: conheça a história de Herculis Sarcinelli Fraga

Herculis Sarcinelli Fraga é um escritor e ex-futebolista. Nasceu em 14 de junho de 1940, apesar de seu registro constar o ano de 1941. Seu Herculis, como é conhecido pela população de João Neiva, começou sua infância na Escola Liceu Pedro Nolasco, onde estudavam as crianças filhas de funcionários da então Vale do Rio Doce.

11 de junho de 2019 às 00h00.

Herculis Sarcinelli Fraga é um escritor e ex-futebolista.  Nasceu em 14 de junho de 1940, apesar de seu registro constar o ano de 1941. Seu Herculis, como é conhecido pela população de João Neiva, começou sua infância na Escola Liceu Pedro Nolasco, onde estudavam as crianças filhas de funcionários da então Vale do Rio Doce.

A infância do jovem senhor foi tranquila e uma das coisas que mais gostava de fazer, era tomar banho nos rios que cortam o município. Na juventude, Herculis serviu ao exército, e chegou a morar em Brasília para servir ao Presidente Juscelino Kubistchek.

Em João Neiva, seu Herculis promovia concursos culturais com temas educacionais sobre a história do município e também, show de calouros.  Duas iniciativas que foram muito bem aceitas pela população que lotavam as ações.

Sobrinho de Artêmio Sarcinelli, grande jogador de futebol joãoneivense, seguiu os passos do tio e se tornou também um jogador de futebol. Na década de 60, Herulis recebeu convites para jogar na seleção capixaba, sendo eleito o melhor jogador do Espírito Santo. Sua jornada com o Time da Associação Atlética Vale Rio Doce (popularmente conhecido como Time da Ferroviária) foi extensa e também marcada pelo terrível acidente entre o ônibus que transportava o time e um caminhão, que resultou na morte de quatro membros da equipe.

Em 1960 conheceu Neusa Moro, uma simpática professora da escola em que estudou anos antes. Dona Neusa conta que sempre achou seu Herculis bonito, mas que nunca conseguiu chamar a atenção dele, até que um dia, para sua surpresa, recebeu uma carta com o pedido de namoro. E assim começou o romance do jovem casal, que no ano de 1965 se casaram e tiveram dois filhos: Kelly e Onésimo.

Juntos e com o incentivo do pai de Herculis, o casal fundou em  1983 o Jornal “A Voz do Monte Negro” e também a Gráfica Herculis. O jornal rapidamente ganhou grande notoriedade, sendo um dos principais veículos de informação da cidade. Foi com o jornal que seu Herculis trabalhou com uma grande paixão: a escrita.

Durante muitos anos, Herculis foi diretor e redator principal do jornal e, junto a sua esposa,  escreveram matérias de grande relevância para o município, como o falecimento do Sr. Nilzo Plazzi, além de escrever inúmeros poemas, alguns deles dedicados ao município de João Neiva. As atividades do jornal foram encerradas no ano de 2017.

Atualmente Seu Herculis e Dona Neusa são aposentados e vivem uma vida tranquila em João Neiva. Seu Herculis passa seu tempo na Gráfica lendo e corrigindo textos e Dona Neusa faz trabalhos voluntários na Igreja Católica.

MINHA TERRA

Rodeada de montes e montanhas
João Neiva desponta com fervor e altivez
Seu porte é elegante e cheio de intrepidez
Com garbo, carinho e amor, Ela recebe a todos com muita sensatez.

João Neiva, terra do sol escaldante
Das matas e campos verdejantes
Dos autênticos futebolistas, dos grandes mestres culturais
Dos alegres carnavais e das mulheres lindas e sensuais.

João Neiva, tudo aqui é beleza
Seus rios, suas águas, tudo é riqueza
E o vento de tão sublime,
Mais parece ternura, tamanha a sua brandura

João Neiva, pedaço do meu rincão
Você é bela, destemida e forte como leão
E nas mais acirradas lutas, você não teme a ninguém
Enfrenta a todos com convicção, sagrando-se sempre campeão.

João Neiva, gigante nasceu!
Muitos nomes ilustres você nos deu
Desde o mais humilde plebeu,
O médico, o engenheiro, o advogado e até coronel de fileiras forneceu
Ah! João Neiva, você é a célula mater desse filho seu!

Herculis Sarcinelli Fraga.

• Ícone do Whatsapp