EMISSÃO DE CARTEIRA DE INDENTIDADE

Descrição do Serviço

Descrição do serviço

A carteira de identidade é uma das formas de identificação civil, que caracteriza o indivíduo por seu caráter único, para que dessa forma possa usufruir de seus direitos como cidadão de determinado território nacional. Esse documento tem o fim de comprovar a identidade de uma pessoa física, seja perante aos órgãos públicos ou privados, além de ser necessário para a solicitação de outros documentos. O documento é válido em todo o território brasileiro.

Órgão do Serviço

Órgão responsável

SETOR DE CARTEIRA DE INDENTIDADE

CARTEIRA DE INDENTIDADE

Quem Solicita

O brasileiro nato, nascido no Brasil, pode solicitar a Carteira de Identidade. O brasileiro nato nascido no exterior, o brasileiro naturalizado e o português com igualdade de direitos, para obtenção da Carteira de Identidade, devem buscar informações junto Prefeitura Municipal de João Neiva.

Requisitos para Utilização

Requisitos para utilização

Para o atendimento, o cidadão deve levar os documentos necessários

Documentos Necessários

• Foto 3x4 atual, com fundo claro, colorida, em papel liso e brilhante;
  • Certidão de nascimento ou casamento (para casado) original e em tamanho original e legível;
  • Comprovante de residência original atual, com 60 dias de emissão no máximo;
  • CPF, título de eleitor, CNH, Cartão Nacional do SUS, Certificado de reservista, carteira de trabalho, PIS/PASEP e outros, se desejar que o número apareça na Carteira de Identidade.
  • Comprovante de pagamento da taxa no caso de 2ª via, ou comprovação de renda inferior a três salários mínimos para a isenção de taxa.

Formas de acessar ou solicitar

O atendimento à população é realizado na sede da prefeitura, de segunda a sexta-feira, preferencialmente das 7 às 11 horas.

Local(is) de atendimento

Etapas do Processamento

Etapas do processamento

- Cadastramento;

- Acompanhamento;

- Entrega

Consultar Andamento

Você pode consultar o andamento pelo telefone: 27 3258-4711

Custo do serviço

- Primeira via (gratuita)

- Nos casos de emissão de 2ª via, é necessário o pagamento da taxa. Basta acessar o site da Polícia Civil do Espírito Santo no link www.pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg para obter o Documento Único de Arrecadação (DUA) e fazer o pagamento. Quem não tiver acesso à internet, pode solicitar o DUA no serviço de emissão de Carteira de Identidade da prefeitura. O interessado deve trazer o comprovante de pagamento da taxa no dia do atendimento.

- Pessoas com renda inferior a três salários mínimos têm direito à isenção da taxa cobrada na 2ª via. Nesse caso, é só levar um contracheque recente, carteira de trabalho ou declaração manuscrita, informando o valor dos rendimentos mensais

Prefeitura Municipal de João Neiva - Setor de Identidade:

• Endereço: Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Como apresentar uma manifestação

Você pode apresentar elogios, reclamações e sugestões desse serviço através da Ouvidoria Municipal

Pesquisa de Satisfação do Serviço

Ajude-nos a tornar melhor a nossa Carta de Serviços.Deixe um comentário, dúvida ou sugestão.

Em geral, esta página te ajudou?

Como podemos melhora esse conteúdo?
Atenção, este espaço apenas para descrever sobre o serviço, pois, não será respondido.