A Ouvidoria Municipal é o canal de comunicação direta entre a sociedade e a administração municipal, recebendo reclamações, denúncias, sugestões e elogios, de modo a estimular a participação do Cidadão no Controle e avaliação dos serviços prestados e na gestão de recursos públicos. (Redação dada pelo art. 16-I, Lei Municipal nº 2.939/2016).
A tipologia de manifestações é a seguinte:
• Sugestão – manifestação que apresenta uma ideia ou proposta para o aprimoramento dos serviços realizados.
• Elogio – demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço recebido ou relativo a pessoas que participaram do serviço/atendimento.
• Solicitação – Manifestação que deve conter, necessariamente, um requerimento de atendimento ou serviço. Pode se referir a uma solicitação material ou não.
• Reclamação – crítica, manifestação de desagrado ou protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração ou de servidor/colaborador, considerado ineficiente, ineficaz ou não efetivo.
• Denúncia – comunicação de irregularidades ocorridas ou apontamento de exercício negligente ou abusivo dos cargos, empregos e funções no âmbito da municipalidade, como também infrações disciplinares ou prática de atos de corrupção, ou improbidade administrativa, que venham ferir a ética e a legislação.
OUVIDORIA MUNICIPAL
OUVIDORIA
Qualquer pessoa
Algumas orientações importantes para o registro:
1º passo– Verifique quantas manifestações você deseja registrar. Lembre-se que em cada registro, deve ser informado apenas um assunto. Mesmo que os assuntos sejam parecidos, cada demanda deverá ter um protocolo. Essa medida é necessária, porque assim cada demanda será encaminhada ao órgão responsável pelo tema. Isso facilitará o seu acompanhamento e o tratamento da demanda.
2º passo– Confira se o assunto que você escolheu está listado entre as opções. Caso não esteja, tente se aproximar o máximo possível do assunto de seu interesse.
3º passo– Escreva um texto que esteja relacionado com o assunto escolhido. Caso o relato seja diferente do assunto, o encaminhamento da sua manifestação poderá ser prejudicado. A demanda será encerrada por inconsistência de informações.
4º passo– Detalhe o máximo possível e informe:
• Quem são as pessoas envolvidas? (Nomes, apelidos, etc);
• Quando ocorreu o fato? (Data, horário, ocorreu uma única vez, sempre ocorre , etc);
• Onde é o local do fato? (especifique informando o máximo de detalhes de localização e pontos de referência);
• Como ocorreu o fato? (você presenciou ou foram terceiros que presenciaram);
• Há algum tipo de prova a ser apresentada para anexar à manifestação?(Filmagens, fotos e nomes de testemunhas para indicar).
Observação: Manifestante, ao preencher o formulário físico, no setor de protocolo, solicitamos, preferencialmente, que forneça a identificação pessoal, telefone ou e-mail, como forma de possibilitar o fornecimento de protocolo para acompanhamento do chamado.
Não há exigencias de documentos.
As principais etapas para o processamento do serviço são:
Utilizando o número de protocolo, na aba "consultar" do Sistema de Ouvidoria, no link a seguir: CONSULTAR
Gratuito
Autoridade responsável pelo monitoramento: Ouvidoria Municipal
Nome do servidor responsável pelo OUV: Wenderson Antônio da Silva Fávaro (Ouvidor - Mat. 012200)
Informação e orientações pelo telefone: (27) 99613-1425
Fale conosco: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br