MUSEU FERROVIÁRIO E CENTRO CULTURAL “PROF. ELIEZER PEREIRA RAMOS

Descrição do Serviço

Descrição do serviço

O Museu Ferroviário e Centro Cultural “Prof. Eliezer Pereira Ramos” foi implantado em parceria com a CVRD - Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale, e a Prefeitura Municipal de João Neiva - PMJN, onde outrora fora um galpão para reparos de vagões da empresa, sendo fundado em 01 de setembro de 1995. O Museu Ferroviário e Centro Cultural “Prof. Eliezer Pereira Ramos” é uma instituição com a finalidade de preservar e difundir o patrimônio histórico-cultural de João Neiva.

O acervo do Museu é composto por objetos utilizados durante o período de instalação e funcionamento da Estrada de Ferro Vitória a Minas, fato este que alavancou o desenvolvimento da cidade. É um espaço muito importante para a história e a cultura de João Neiva e do Espírito Santo, devido ao seu acervo e a presença de uma Maria-fumaça, uma das únicas do estado. O Museu, além de preservar a memória, é um atrativo turístico em potencial, podendo movimentar a economia e comércio local e regional.

Imagem da semana

Centro Cultural Professor Eliezer Pereira Ramos.

Órgão do Serviço

Órgão responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, TURISMO E ESPORTE

Público alvo

Quando Solicitar

As solicitações de visita ao museu podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, no horário de expediente da Semuc, de 7 às 11 horas e de 12h30 às 16h30. Para visitas aos finais de semana, deve ser respeitado o prazo de três dias de antecedência, para organização interna.

Quem Solicita

Livre acesso

Quem Pode Utilizar

Livre acesso

Requisitos para Utilização

Requisitos para utilização

Solicitação de visita ao museu ferroviário, informando data, horário e quantitativo de pessoas.

Documentos Necessários

Formas de acessar ou solicitar

Local(is) de atendimento

Tempo de espera para atendimento

Três dias
Etapas do Processamento

Etapas do processamento

Antes de agendar sua visita, verifique junto a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte sobre os horários de funcionamento e exposições atuais.

Consultar Andamento

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 157, Centro, João Neiva, ES

Telefone: (27) 99508-1492 (Whatsapp)

E-mail: cultura@joaoneiva.es.gov.br

Horário de atendimento: Segunda a Sexta 07 às 11 horas e de 12h30min às 16h30min

Custo do serviço

Como apresentar uma manifestação

Você pode apresentar elogios, reclamações e sugestões desse serviço através da Ouvidoria Municipal

Pesquisa de Satisfação do Serviço

Ajude-nos a tornar melhor a nossa Carta de Serviços.Deixe um comentário, dúvida ou sugestão.

Em geral, esta página te ajudou?

Como podemos melhora esse conteúdo?
Atenção, este espaço apenas para descrever sobre o serviço, pois, não será respondido.