OUVIDORIA E SISTEMA ELETRÔNICO e-OUV

Acesse o serviço aqui
Descrição do Serviço

Descrição do serviço

A Ouvidoria Municipal é o canal de comunicação direta entre a sociedade e a administração municipal, recebendo reclamações, denúncias, sugestões e elogios, de modo a estimular a participação do Cidadão no Controle e avaliação dos serviços prestados e na gestão de recursos públicos. (Redação dada pelo art. 16-I, Lei Municipal nº 2.939/2016).

A tipologia de manifestações é a seguinte:

Sugestão – manifestação que apresenta uma ideia ou proposta para o aprimoramento dos serviços realizados.

Elogio – demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço recebido ou relativo a pessoas que participaram do serviço/atendimento.

Solicitação – Manifestação que deve conter, necessariamente, um requerimento de atendimento ou serviço. Pode se referir a uma solicitação material ou não.

Reclamação – crítica, manifestação de desagrado ou protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração ou de servidor/colaborador, considerado inefi­ciente, ine­ficaz ou não efetivo.

Denúncia – comunicação de irregularidades ocorridas ou apontamento de exercício negligente ou abusivo dos cargos, empregos e funções no âmbito da municipalidade, como também infrações disciplinares ou prática de atos de corrupção, ou improbidade administrativa, que venham ferir a ética e a legislação.

Órgão do Serviço

Órgão responsável

OUVIDORIA MUNICIPAL

Quem Solicita

Qualquer pessoa

Requisitos para Utilização

Requisitos para utilização

Algumas orientações importantes para o registro:
1º passo– Verifique quantas manifestações você deseja registrar. Lembre-se que em cada registro, deve ser informado apenas um assunto. Mesmo que os assuntos sejam parecidos, cada demanda deverá ter um protocolo. Essa medida é necessária, porque assim cada demanda será encaminhada ao órgão responsável pelo tema. Isso facilitará o seu acompanhamento e o tratamento da demanda.
2º passo– Confira se o assunto que você escolheu está listado entre as opções. Caso não esteja, tente se aproximar o máximo possível do assunto de seu interesse.
3º passo– Escreva um texto que esteja relacionado com o assunto escolhido. Caso o relato seja diferente do assunto, o encaminhamento da sua manifestação poderá ser prejudicado. A demanda será encerrada por inconsistência de informações.
4º passo– Detalhe o máximo possível e informe:
• Quem são as pessoas envolvidas? (Nomes, apelidos, etc);
• Quando ocorreu o fato? (Data, horário, ocorreu uma única vez, sempre ocorre , etc);
• Onde é o local do fato? (especifique informando o máximo de detalhes de localização e pontos de referência);
• Como ocorreu o fato? (você presenciou ou foram terceiros que presenciaram);
• Há algum tipo de prova a ser apresentada para anexar à manifestação?(Filmagens, fotos e nomes de testemunhas para indicar).

Observação: Manifestante, ao preencher o formulário físico, no setor de protocolo, solicitamos, preferencialmente, que forneça a identificação pessoal, telefone ou e-mail, como forma de possibilitar o fornecimento de protocolo para acompanhamento do chamado.

Documentos Necessários

Não há exigencias de documentos.

Formas de acessar ou solicitar

• Internet, por meio de formulário eletrônico disponível em: https://www.joaoneiva.es.gov.br/e-ouv

• Estamos, também, disponíveis para registro de chamados através do Atendimento Presencial da Ouvidoria:
    Local de atendimento ao cidadão e setor responsável, na Prefeitura Municipal de João Neiva: Setor de Protocolo
    Endereço: Av. Presidente Vargas, nº 157, João Neiva-ES, Tel: 27 3258-4713 (Prédio da Prefeitura)
    Horário de funcionamento: das 7h às 11h e 12h30 às 16h30, de Segunda a sexta-feira
    Autoridade responsável pelo monitoramento: Ouvidoria Municipal
    Nome do servidor responsável pelo OUV: Wenderson Antônio da Silva Fávaro (Ouvidor - Mat. 012200)
    Informação e orientações pelo telefone: (27) 99613-1425 e/ou ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Etapas do Processamento

Etapas do processamento

As principais etapas para o processamento do serviço são:

1. o demandante encaminha sua manifestação à Ouvidoria;
  2. o cidadão deverá guardar o número de protocolo, pois ele é o comprovante do cadastro da solicitação via sistema.
  3. a Ouvidoria recebe e analisa a manifestação, identifi­cando o responsável pelo seu atendimento, que poderá ser o próprio Ouvidor ou outra Unidade;
  4. a resposta à manifestação é elaborada e encaminhada, pela Ouvidoria ao manifestante.

Prazo para atendimento

Pedidos ou requisições deverão ser atendidos em até 20 (vinte) dias, prorrogáveis por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa circunstanciada apresentada ao Ouvidor, conforme os termos da lei n°12.527, de 18 de novembro de 2011
Consultar Andamento

Utilizando o número de protocolo, na aba "consultar" do Sistema de Ouvidoria, no link a seguir: CONSULTAR

Custo do serviço

Autoridade responsável pelo monitoramento: Ouvidoria Municipal
Informação e orientações pelo telefone: (27) 99613-1425
Fale conosco: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Como apresentar uma manifestação

Você pode apresentar elogios, reclamações e sugestões desse serviço através da Ouvidoria Municipal

Pesquisa de Satisfação do Serviço

Ajude-nos a tornar melhor a nossa Carta de Serviços.Deixe um comentário, dúvida ou sugestão.

Em geral, esta página te ajudou?

Como podemos melhora esse conteúdo?
Atenção, este espaço apenas para descrever sobre o serviço, pois, não será respondido.