Celebrado desde 2008 sempre no terceiro sábado de setembro, o Dia Mundial da Limpeza é uma data lembrada em todo o mundo e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre os cuidados necessários para manter um planeta mais livre de lixo e ambientalmente sustentável.
Em João Neiva, a cidade conta com lixeiras e Pontos de Entrega Voluntário (PEV’s). A Prefeitura realiza a limpeza dos logradouros e a coleta de lixo da cidade. Os serviços são mantidos periodicamente para deixar a cidade sempre limpa e organizada. No entanto, a limpeza da nossa cidade é obrigação de todos e a conservação da limpeza depende das atitudes de cada um.
A coleta do lixo comum e da coleta seletiva são realizadas em dias e horários definidos, a depender do bairro, que podem ser conferidos aqui. Por isso, não tem desculpa para não participar da construção de uma cidade mais limpa! Descarte o lixo orgânico de forma correta e separe o que pode ser reciclado para a coleta seletiva.
“Se todos fizerem a sua parte, é possível criar áreas agradáveis para a população trabalhar e desfrutar do lazer. A colaboração também faz com que o espaço urbano fique mais saudável e livre dos perigos causados pelo acúmulo de resíduos, a exemplo dos alagamentos e enchentes”, destaca o Engenheiro Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Thales Felício.
No Dia Mundial da Limpeza, dá uma olhada nessas dicas para fazer de João Neiva uma cidade cada vez mais limpa:
1 - Não jogue lixo nas vias públicas: O lixo orgânico atrai todo tipo de praga e ajuda na proliferação delas. E ao jogar embalagens recicláveis em qualquer lugar, elas acabam entupindo bueiros e poluindo rios e outros mananciais. Resultado: Além de deixar a cidade suja e feia e degradar o meio ambiente, você pode potencializar alagamentos e enchentes nos períodos chuvosos.
2 - Amarrar bem os sacos plásticos: Não basta descartar os resíduos no lugar certo, é preciso cuidar do preparo das embalagens. Infelizmente, os espaços públicos são frequentados por muitos animais famintos, como gatos e cachorros abandonados, que mexem no lixo.
3 - Varrer a própria calçada: Manter essa pequena atitude possibilita um passeio público mais agradável para os moradores. O simples ato de varrer a parte de frente da casa já contribui na redução da sujeira e deixa a sua casa e a cidade mais bonitas.
4 - Descartar apenas no dia da coleta: Descartar os resíduos nos dias e horários corretos é fundamental para manter a cidade limpa, evitando que animais rasguem os sacos plásticos e deixe a cidade com aspecto sujo e abandonado.