Coleta Seletiva: Vidro leva 30 dias para se tornar novo produto pela reciclagem

Texto  Sumaida Zuccolotto
17 de março de 2022 às 00h00.

Você sabia que no processo de reciclagem o vidro é totalmente reaproveitado se tornando um novo produto? Essa é uma das relevâncias para o descarte correto desse tipo de resíduo para a coleta seletiva.

Um copo ou uma garrafa de vidro descartados em um aterro sanitário ou no meio ambiente podem levar até quatro mil anos para se decompor. No processo de reciclagem, o vidro leva apenas 30 dias para voltar a cadeia de produção como um novo produto.

Ao descartar esse tipo de material, é importante tomar alguns cuidados, informa o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Thales Felicio: “Qualquer objeto de vidro quebrado, deve ser colocado em uma caixa ou embrulhado em várias folhas de jornal antes de ser colocado na lixeira. O ideal é usar uma identificação na caixa ou na embalagem de que ali contém ‘vidro quebrado’. Desta forma, as pessoas que trabalham separando os recicláveis tomarão cuidado ao manusear a embalagem.

“Outra alternativa é prender o vidro com fita adesiva para evitar acidentes. Quebre cuidadosamente pedaços de vidro maiores para que possam ser selados ou embalados adequadamente”, destaca a graduanda em Engenharia Ambiental e estagiária da Semades Beatriz Vescovi.

Vidro e Lixo eletrônico – Vidros que compõem aparelhos de celular, monitores e outros equipamentos eletrônicos devem ser descartados de forma especial devido a presença de produtos químicos ou perigosos que podem conter nesses materiais. As lâmpadas também devem ser descartadas de maneira diferente. Esses materiais podem ser entregues à Semades ou ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de João Neiva, localizado no bairro Juá.

• Ícone do Whatsapp