Quando deve ser usado o fumacê?

De  Sumaida Zuccolotto
17 de agosto de 2022 às 00h00.

O controle do Aedes Aegypti é responsabilidade de todos. Elimine todo e qualquer possível criadouro dos mosquitos.

Apesar da população achar que a ação do fumacê é eficaz para matar todos os mosquitos, na verdade ele elimina apenas os que tiverem contato com a fumaça, não matando ovos e larvas. Além disso, ele pode ser prejudicial à saúde humana e ao ecossistema.

A utilização do fumacê sempre deve ser baseada nos critérios técnicos e rigorosos do Ministério da Saúde (MS). Conforme o MS o fumacê somente é indicado onde existe alto índice de infestação do Aedes Aegypti e em casos de epidemias. “Portanto, há uma exigência técnica e legal para a aplicação dos chamados carros fumacê”, explica o secretário da Secretaria de Saúde (Semsa) da Prefeitura de João Neiva Dirceu Antônio Gripa.

O uso de forma errônea e indiscriminada destes inseticidas, além de gerar desequilíbrios ambientais, com a morte de insetos polinizadores como abelhas e borboletas, em razão da agressividade do produto, pode gerar resistência do vetor ao inseticida.

A responsabilidade também é sua

O município de João Neiva promove várias campanhas de descarte correto do lixo, bem como atua em frentes de trabalho para limpeza dos rios, mas é preciso que a população também faça a sua parte contribuindo com a manutenção dos seus terrenos, quintais e caixas d´água, eliminando todo e qualquer possível criadouro dos mosquitos.

O setor de Vigilância em Saúde da Semsa faz um apelo para que a população se conscientize quanto a limpeza dos terrenos baldios, evite acúmulo de pneus, latas e principalmente água parada e lixo. Esses controles são de responsabilidade de todos e não apenas dos órgãos públicos da cidade.

• Ícone do Whatsapp