A carteira de identidade é uma das formas de identificação civil, que caracteriza o indivíduo por seu caráter único, para que dessa forma possa usufruir de seus direitos como cidadão de determinado território nacional. Esse documento tem o fim de comprovar a identidade de uma pessoa física, seja perante aos órgãos públicos ou privados, além de ser necessário para a solicitação de outros documentos. O documento é válido em todo o território brasileiro.
SETOR DE CARTEIRA DE INDENTIDADE
Cidadão
CARTEIRA DE INDENTIDADE
Pode ser solicitado a qualquer momento.
O brasileiro nato, nascido no Brasil, pode solicitar a Carteira de Identidade. O brasileiro nato nascido no exterior, o brasileiro naturalizado e o português com igualdade de direitos, para obtenção da Carteira de Identidade, devem buscar informações junto Prefeitura Municipal de João Neiva.
Interessado.
Para o atendimento, o cidadão deve levar os documentos necessários
O atendimento à população é realizado na sede da prefeitura, de segunda a sexta-feira, preferencialmente das 7 às 11 horas.
- Cadastramento;
- Acompanhamento;
- Entrega
- Primeira via (gratuita)
- Nos casos de emissão de 2ª via, é necessário o pagamento da taxa. Basta acessar o site da Polícia Civil do Espírito Santo no link www.pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg para obter o Documento Único de Arrecadação (DUA) e fazer o pagamento. Quem não tiver acesso à internet, pode solicitar o DUA no serviço de emissão de Carteira de Identidade da prefeitura. O interessado deve trazer o comprovante de pagamento da taxa no dia do atendimento.
- Pessoas com renda inferior a três salários mínimos têm direito à isenção da taxa cobrada na 2ª via. Nesse caso, é só levar um contracheque recente, carteira de trabalho ou declaração manuscrita, informando o valor dos rendimentos mensais
Prefeitura Municipal de João Neiva - Setor de Identidade: